Salmos

Salmo 119(118)
Diz o Salmo 119,105: "Tua palavra é luz para o meu caminho; lâmpada para meus pés!"

A palavra de Deus iliumina todos os instantes de nossa vida. Todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Por isso, Jesus retirava-se para orar em silêncio. Precisava estar sozinho com Deus. Ouvir o que o Pai tinha a lhe dizer. Jesus não multiplicava palavras. Simplesmente, ouvia.
O silêncio nos ajuda a fazer a vontade de Deus. Na meditação diária de sua palavra. Aprendamos a ouvir a palavra de Deus mais do que falarmos.

E continiua, o  mesmo salmo, dizendo: "Seguindo a vossa lei, me rejubilo, muito mais do que em todas as riquezas". E nos mostra o caminho da felicidade e da alegria: "Minha alegria é a vossa aliança,/ meus conselheiros são os vossos mandamentos".
E quando nos deparamos diante das riquezas? Nos lembra o Salmo 119: "A lei da vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata". Ao ouvir estas palavras, remeto-me ao evangelho de Mateus, quando Jesus fora tentado pelo diabo, ele ouviu: "Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e suas riquezas. E lhe disse: Eu te darei tudo isso, se te ajoalhares diante de mim, para me adorar". Conhecemos a resposta de Jesus. Mas de onde tirou a inspiração para responder? Claro que daquilo que ele conhecia da Palavra, pois desde a juventude frequentava a sinagoga (Igreja) e se dispunha a ouvir a Palavra de Deus. E em outra passagem lemos: "onde está o seu tesouro, aí estará o seu coração (Mt 6,21). Colocamos nossas forças em riqueza para onde apontamos o nosso coração. É óbivo que se colocamos nosso coração nas coisas de Deus, é para Deus que vamos agir. Se colocamos nosso coração nas coisas do mundo, é para as coisas do mundo que vamos viver. Não podemos ter um coração dividido. Jesus mesmo nos diz: "Vocês não podem servir a Deus e às riquezas". E o que vemos hoje são tantos corações divididos. Dando para Deus apenas o tempo que lhes sobra. Ou simplesmente cumprindo preceitos.

Buscamos a felicidade. Todos queremos ser felizes. Mas onde está a felicidade? Afirma o salmo: "Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!" Queres ser feliz? Alimente-se e viva da Palavra de Deus. Deixa ela transformar sua sua vida. Disse Jesus no evangelho de João 4,34: "O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar as suas obras".

Queridas rimãs e irmãos, leiamos o salmo 119 (ou 118) sobre os efeitos da palavra de Deus em nossas vidas. Deixa-se modificar por esta palavra.
Deus vos abençoe.

_______

Salmo14(15)
"O justo habitará no monte santo do Senhor".

"Senhor, quem entrará em vossa casa?"

1. Aquele que caminha sem pecado;
2. Aquele que pratica a justiça fielmente;
3. Aquele que pensa a verdade no seu íntimo ;
4. Aquele que não profere calúnias;
5. Aquele que não prejudica seu irmão;
6. Aquele que não dá valor ao homem ímpio;
7. Aquele que honra os que respeitam o Senhor;
8. Aquele que não empresta com usura;
9. Aquele que não se deixa surbonar contra o inocente;

"Jamais vacilará quem vive assim".

Minhas irmãs e meus irmãos, reordei-me da pergunta feita a Jesus: "Bom Mestre, que devo fazer de entrar na vida eterna?" (Mc. 10,17) E a resposta sabemos: "não mate, não cometa adultério, não roube, não levante falson testemunho, não engane, honre seu pai e sua mãe". Jesus era um homem de oração profunda e diária. A Palavra de Deus era uma constante em sua vida.
O questionamento que nos faz o Salmo de hoje, nos leva a concluir que a resposta que a pessoa esperava estava na escritura. Jesus não acrescenta, em sua resposta, nada de novo. Coisas simples nos fazem entrar na casa do Senhor. Coisas simples nos fazem herdar a vida eterna. Basta vivermos com dignidade e respeito ao próximo. Fazendo isso, já temos a garantia de que nossa morada na casa do Senhor está garantida.
Queridos e queridas, procuremos viver as palavras do Salmo e de Jesus, e já teremos a garantia de que habitaremos na casa do Senhor.
 ______________________________________________________

SALMO 118(119): "Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!"

Nossa meditação sobre este salmo tem sua origem em Lucas 8,21: "... são aqueles que ouvem a palavra de Deus ea põem em prática". Assim se encerra a leitura do Evangelho de hoje.
Jesus aprendeu que é "feliz o homem (...) que na çei do Senhor Deus vai progredindo!" Todo aquele que toma consciência disso passa a fazer parte da família de Jesus. Torna-se uma pessoa feliz. Acata com misericórdia  as adversidades da vida. Compreende as dificuldades. Aceita os desafios.
Somos convidados a conhecer os caminhos de Deus. Assim fala o salmista: "Fazei-me conhecer vossos caminhos". Mas os caminhos de Deus não são os nossos. Lembro-me de Jesus orando antes de ser entregue: "Pai, afasta de mim este cálice. Se ele puder passar sem que eu o beba... Mas contudo, seja feita a vossa vontade". Jesus conhece os caminhos de Deus. Algumas vezes eles nos são amargo. Não para nos provar, mas para sabermos que ele é Deus mesmo nos momentos mais difíceis de nossa vida. Por isso pedimos para conhecer os caminhos de Deus.
Os preceitos de Deus são para nós fonte de felicidade. Saber. Conhecer. Cumprir. É isso que nos pede nosso Deus. Ao deixarmos que o Senhor guie nossos passos no caimho por ele traçado, encontraremos a felicidade. A ressurreição.
Deixai o Senhor guiar os vossos caminhos. Fazei das trilhas de Deus o seu caminho. Não vos afasteis dos preceitos do Senhor para terdes a verdadeira felicidade. Não deposite em pessoa alguma a sua felicidade, pois melhor que seja alguém chega o dia em que há de faltar; só o Deus vivo a palavra mantêm.
 _______________

Salmo 41(42)